domingo, abril 22, 2007

Einstein’s Dreams

Pois é juventude, ontem assisti à minha primeira peça na América. Lá fui eu a reboque da Paulita, que tinha arranjado bilhetes para esta nova peça baseada no livro Einstein's Dreams de Alan Lightman. Lá chego ao Broad Institute, onde tenho de dizer esperava alguma free food, e nada.

Durante uma hora assisti a possíveis sonhos que o nosso amigo dos cabelos em pé poderá ter tido enquanto trabalhava no escritório de patentes de Berna. Cada sonho abordava a questão de "O que é o tempo?" usando uma definição diferente. Embora este livro já tenha sido adaptado por várias vezes, esta será talvez a interpretação mais "séria", dado que desta vez não temos muita dança (que não mistura lá muito com os meus gostos pessoais). Aconselho quem puder e tiver estômago a deixar a solução daquela equação diferencial que já há tanto tempo se tem vindo a insinuar na secretária, a perder o tempo para ir ver uma hora de novas perspectivas.

Depois veio a segunda parte. Uma pequena discussão com os actores, o encenador, e um convidado especial. E desta vez, adivinhem quem era… o próprio Alan Lightman! Depois daquelas perguntas estúpidas ao encenador e aos actores tipo, "Como é que se lembrou de usar branco no cenário?" ou "Comi queijo a noite passada. Será que estou grávida?", eis senão quando alguém começa a fazer perguntas interessantes, como "Será que Einstein poderá realmente ter sonhado com tempos subjectivos e psicológicos para os seres humanos, ou para ele seriam apenas abstracções matemáticas?" ou "O que é então afinal para si, o tempo?". Foi ai que acordei e ouvi algumas opiniões fascinantes do Alan Lightman, as quais não me importaria de partilhar, se não fosse o facto de ter ido para os copos e já não me lembrar.

Saiam de casa, larguem a vossa pesquisa e enculturem-se seus 42% de analfabetos funcionais portugueses.

1 comentário:

APLeite disse...

SO tenho uma coisa a dizer: havia free food e... free wine! Pouco, e' certo, porque o resto fica para os meus free pequenos-almocos, free almocos e ate free jantares durante a semana :P Viva o Broad!